Cresce o otimismo dos bancos com o mercado financeiro nacional

Apesar de ainda não ter saído o nosso país da situação de crise econômica em que se encontra há pelo menos mais de um ano, com o tempo, no entanto, cada vez mais as perspectivas otimistas vêm surgindo, como é o caso mais recente do mercado financeiro. É que foi enfim adotado um discurso otimista para a economia, por este mercado, ainda que com uma certa cautela, é claro, dadas as incertezas políticas que acabam por influenciar o cenário econômico, queiramos ou não. E os dirigentes dos bancos de investimento de maior destaque apresentam-se de fato otimistas, considerando um provável avanço para os negócios em nosso país, mesmo com todas as dificuldades envolvendo a aprovação de reformas no Congresso, tidas a partir das delações envolvendo a JBS.

E quanto à questão, o vice-presidente do Bradesco, Marcelo Noronha, ainda lembra que no ano anterior, 2016, houve uma “diminuição no apetite por negócios”, isso por parte dos chamados ‘investidores institucionais’, como não só os bancos, mas também os fundos de pensão, além das gestoras de investimento. Fora isso, Noronha destaca que há também o fato de que a incerteza era bem maior no cenário do ano passado, estando a taxa de juros ainda mais alta, inclusive. Assim sendo, no cenário mais recente, destacam-se os “aportes em crédito corporativo”, ou seja, empréstimo a empresas, isso dentre as opções existentes de aplicação de recursos. O destaque, no caso, está na taxa de retorno, que é mais atrativa, apesar de que têm maior risco esses aportes.

Ademais, pode-se ainda salientar sobre o fato de que o mercado de ações tornando-se, cada vez mais, alvo de investidores tanto locais quanto internacionais, de modo que o responsável pelo setor de banco de investimento do Credit Suisse, Fábio Mourão, chega a observar uma volta do investidor ao mercado de capitais. Afinal, como ele mesmo explicou no mês de agosto deste ano, houve um forte retorno, considerando-se os últimos meses, tanto das transações de abertura de capital, IPO, quanto das emissões de ações, follow on. Sendo bom lembrar, inclusive, vinham essas tendo um movimento fracos nos últimos três anos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *