Em 2016 mercados registram perda de 7,11 bilhões de acordo com Abras

Resultado de imagem para Em 2016 mercados registram perda

O faturamento de uma rede de supermercados de grande porte é igual ao valor total desperdiçado em perdas no setor. Os supermercados brasileiros tiveram uma perda do faturamento bruto de R$ 7,11 bilhões em 2016 devido a furtos, erros ou quebra operacional, informou a Associação Brasileira de Supermercados a Abras.

Esse número representa 2,1% do faturamento total das redes varejistas em 2016, um aumento de 0,14% comparados ao mesmo período de 2015.

Para João Sanzovo Neto, presidente da Abras, essa alta foi devido a um impacto de ocorrência de furtos maior nos produtos de perfumaria e bebidas. “A experiência nos mostra que em períodos mais difíceis da economia, isso ocorre”.

Se o faturamento fosse feito por uma única empresa, o valor do prejuízo de 7 bilhões representaria a quinta maior rede supermercados no país. Em 40% das empresas do setor o estudo identificou que ainda não possuíam áreas de prevenção de perdas e o número foi ainda maior em 2012 chegando a 72%. O departamento de prevenção de perdas leva as empresas e o comércios a uma metáfora da guerra para aprimoramento do controle de todas as variáveis críticas da operação, com o intuito de vencer a batalha nas perdas que compromete os resultados das empresas.

O presidente da Abras comenta, “Temos muito trabalho pela frente ainda no setor em busca de rentabilidade e de crescimento, mas também temos muito trabalho como cidadãos, de trabalharmos para diminuir o desperdício dentro das nossas lojas” e ainda destaca sobre a necessidade de redução no desperdício dos produtos no caminho até as lojas, principalmente no caso de alimentos ou outros itens perecíveis.

Sanzovo fez uma análise positiva, no entanto, o fato de haver redução na comparação anual de perdas com itens tais como carne, frutas, legumes e verduras.

De acordo com os dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária a Embrapa as hortaliças possuem uma produção de 16 milhões de toneladas anualmente e o índice de perdas chega a 5,6 milhões de toneladas por ano. As frutas chegam à produção anual de 17,7 mil toneladas com 30% de registro de perdas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *