Pesquisa revela as maiores causas de inadimplência no Brasil

Image result for revela as maiores causas de inadimplência

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, apontou existem 59,4 milhões de pessoas inadimplentes em todo o país. Junto a essa pesquisa, o SPC também conseguiu identificar quais são as principais causas para isso ocorrer aqui no Brasil.

Sem dúvidas, a falta de conhecimento em questões financeiras é a principal causa para as pessoas se endividarem e não conseguirem sair dessa dívida. A quantidade de pessoas que estão inadimplentes em todo o país é alarmante, e segundo economistas tem uma relação com a crise que o Brasil vem enfrentando há 3 anos. Outros fatores também somam para que isso ocorra no Brasil.

Em vista disso, Renato Domingos, atual presidente da Abefin – Associação Brasileira de Educadores Financeiros – reuniu algumas das principais causas que fazem um consumidor se tornar inadimplente aqui no Brasil.

Além da falta de educação financeira como já foi citado e que é a principal causa para que isso ocorra, outras causas como a falta de planejamento devem ser enfatizadas. Estabelecer um controle financeiro é fundamental para que as pessoas consigam saber de onde vem e para onde vão o dinheiro delas todos os meses. Geralmente, o brasileiro estabelece esse controle de forma superficial e sem fundamentos estruturais para isso. Planilhas podem ser utilizadas para ajudar a controlar o orçamento mensal, assim como diversos aplicativos existentes para smartphones.

O fato de que a maioria dos consumidores sem planejamento são suscetíveis ao marketing e publicidade que estão por toda parte, é uma das causas que levam a esse descontrole. Os consumidores devem estar atentos a não comprar nada que esteja fora do seu orçamento. Não devem ceder ao impulso quase incontrolável de comprar.

A fácil adesão a formas de créditos oferecidas pelo mercado, também é uma das causas que levam a esse grande número de inadimplência em todo o país. Quando se trata de cartão de crédito, o especialista em educação financeira alerta para as pessoas terem somente um e utilizarem com planejamento. “Não caiam nas armadilhas dos cartões de créditos, principalmente nas mais previsíveis, como o uso do crédito rotativo”, explica Domingos. Essa e outras dicas podem ser vistas no site do SPC Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *