Preço dos eletrodomésticos variam até 79% em pesquisa realizada pelo Procon-SP

Com o objetivo em oferecer referências de preços aos consumidores do município de São Paulo e de todo o país, a Fundação Procon-SP que está ligada diretamente com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, levantou os preços de eletrodomésticos entre os dias 16 e 17 de outubro de 2017 em busca de diferenças de preços em produtos da mesma marca e modelo. Uma das maiores diferenças constatadas foi o preço do aspirador de pó da marca Philco PH1390 MAXX – 127v, que teve uma flutuação no preço entre R$ 139,00 e R$ 249,00 nas regiões Leste e Oeste respectivamente no município de São Paulo.

No total, foram envolvidos 117 produtos nesta pesquisa com muitas marcas e modelos levantados pelo Procon-SP. Entre esses produtos estão: ferro de passar, aspirador de pó, lavadoras de roupas, misturador multiuso (mixers), fogões de piso, refrigeradores, fornos microondas, batedeiras, liquidificadores e climatizadores de ar. Para a realização desta pesquisa foram visitados 7 estabelecimentos comerciais que fazem parte das redes de varejo encontradas em todo o país.

Das 5 regiões da cidade de São Paulo pesquisada, foi na região central que o estabelecimento com os menores preços em quantidades de produtos pesquisada foi encontrado. O Extra Hipermercado foi o estabelecimento com os menores preços oferecidos ao consumidor, atingindo 51 itens da pesquisa.

Os especialistas responsáveis por essa e outras pesquisas do Procon-SP, recomendam uma escolha consciente do eletrodoméstico levando em conta suas dimensões (altura, largura e profundidade) e a voltagem deste aparelho. Isso deve levar em conta o espaço disponível em sua casa ou apartamento e a voltagem da rede elétrica. Ao considerar isso, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preço e de marca, considerando o que melhor irá caber em seu bolso.

Seguindo as normas ABNT que são claramente expostas nos produtos eletrodomésticos no país, o consumidor deve optar por produtos que consumam menos energia elétrica e proporcionam economia na conta de luz. A etiqueta PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem, especifica as principais informações sobre o desempenho dos produtos, com classificação especificando eficiente e menos eficiente conforme o produto.

Os especialistas do Procon-SP também recomendam que as notas fiscais adquiridas na aquisição do produto, junto aos termos de garantia e o manual de instruções, devem ser guardados com muita responsabilidade para possíveis imprevisto como o mau funcionamento desses aparelhos que necessitam serem corrigidos pela empresa responsável pela fabricação do produto. A pesquisa completa pode ser vista no site do Procon-SP.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *