A arte de empreender

É sempre melhor encontrar a oportunidade certa, mesmo que leve tempo em vez de perseguir miragens.

Este princípio se traduz em esperar pela oportunidade certa e, ao mesmo tempo, aproveitar o momento em que a oportunidade surge. Evidentemente, não estamos dizendo que os empresários devem esperar para sempre pela oportunidade certa. Em vez disso, a intenção aqui é que os empreendedores devem garantir que eles tenham a base necessária para aproveitar a oportunidade e também devem ter uma ideia e um modelo de negócios que criem oportunidades no caso de estarem encontrando dificuldades para iniciar o empreendimento. Por exemplo, como os clichês sobre como a oportunidade bate apenas uma vez e se você não encontra uma oportunidade, construa uma porta para que você esteja pronto quando a oportunidade surgir possa significar que os empreendedores devem criar oportunidades também como aproveitá-los quando eles surgirem.

Invista em pessoas e construa equipes de sucesso

Como no princípio anterior, os empreendedores devem garantir que tenham a equipe certa antes de iniciar o empreendimento. Afinal, a menos que haja uma equipe no local, o empreendimento não seria capaz de aproveitar as oportunidades. Além disso, os empreendedores devem garantir que a equipe seja apaixonada, comprometida e, o mais importante, compartilhe a visão e a missão dos fundadores. Em outras palavras, a menos que haja um buy-in da equipe com as idéias do fundador, o empreendimento iria fracassar. Além destes, obter as pessoas certas que têm foco, motivação, lealdade, determinação, coragem e consistência, além de serem motivados e criativos, são alguns requisitos que os empreendedores não podem ignorar.

Não é sempre suficiente ter tudo no lugar. Execução e entrega são o que importa

Você já teve a sensação de que um vendedor está engajando você em conversas rápidas em que ele ou ela está tentando convencê-lo a comprar um produto que não foi testado? Da mesma forma, todas as conversas e nenhuma execução levariam o novo empreendimento a qualquer lugar e, portanto, é importante que os empreendedores garantam que eles falem e cumpram suas promessas.

De fato, não é suficiente ter uma ideia de mudança de jogo e uma grande equipe no lugar, a menos que o empreendedor conheça a arte da execução. Como aconteceu durante o boom dos Dotcom, havia muitas startups com ótimas ideias e igualmente grandes equipes que prometiam a lua para qualquer pessoa disposta a ouvir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *