O varejo do futuro vai te surpreender

A inovação tecnológica tem sido responsável por uma revolução na economia, além de muitos outros setores. No mercado varejista essa inovação tende a ser ainda maior e mais revolucionária nos próximos anos.

A ideia é que os compradores comprem não só os produtos, mas também a experiência nas lojas, que não terão vendedores, mas sim consultores de experiência que vão ajudar os clientes a aproveitarem o máximo do que é ofertado nas lojas.

A ideia é que os clientes tenham acesso a óculos de realidade virtual para se verem nas mais variadas situações, como abrindo uma champanhe, trocando de roupas, subindo em um pódium e muito mais.

A loja também não terá operadores de caixas, mas cada consultor terá um ponto eletrônico em sua mão, semelhante a um tablet, em que os pagamentos serão realizados. Vários monitores devem integrar as lojas varejistas do futuro, a fim de que o cliente possa ter a melhor experiência possível.

Além disso, muitos monitores estarão integrados com câmeras que farão o reconhecimento facial do cliente e dirá algumas informações para ele, como sua faixa etária e sexo. Também mostrará uma lista de produtos que combinam com o perfil de cada cliente, a fim de que ele analise se deseja levá-los em sua compra, o que facilitá a escolha do consumidor por produtos que ele se identifica.

já existe uma loja tecnológica em São Paulo que investe nesse tipo de inovação para a sua clientela, mas a popularização do novo jeito de vender deve demorar ainda alguns anos para abranger todo o mercado varejista – das lojas de rua aos grandes shoppings.

De acordo com reportagem do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o plano é que o novo sistema varejista esteja a todo vapor no mercado em até três décadas, pois existe um custo envolvido na mudança e a popularização implica diretamente no barateamento da nova prática. Até lá os consumidores podem usufruir dos métodos tradicionais de compra, sem se esquecer que no futuro, muito do que é comum hoje, pode parecer um tanto estranho e trabalhoso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *