Saiba como aplicar o 13º salário de forma inteligente e rentável

Todo trabalhador aguarda o final de ano para receber o 13º salário, um dinheiro extra que realmente é muito bem vindo para ajudar em nossa economia. Mas, ás vezes, a forma como é utilizado esse valor pode fazer com que não haja retorno algum e nem mesmo saibamos onde foi gasto. A pergunta é: comprar, guardar ou pagar dívida?

Primeiramente o que deve ser feito é realizar um planejamento de suas economias antes de decidir como utilizá-lo. Comece anotando tudo. Sua renda total, suas dívidas (caso tenha), suas despesas do mês e se tem algum dinheiro guardado. Após isso, relacione no papel tudo o que você gostaria de fazer com o 13º.

Essa primeira parte parece sem importância, porém, segundo Jaques Cohen (planejador financeiro pela Planejar): “É legal anotar. Olhando isso no papel você já consegue fazer melhor suas escolhas, ver o que é mais importante” (UOL).

Depois de anotado tudo, chega-se a hora de tomar a importante decisão, que dependendo pode melhorar ou piorar sua economia. A melhor escolha a se fazer é pagar as dívidas. Segundo especialistas que foram entrevistados pela equipe do UOL, todos eles são unânimes em afirmar que essa é a melhor escolha (UOL).

A segunda recomendação é que parte do dinheiro seja guardado, pois, caso surja uma emergência, tenha donde tirar o dinheiro. E no começo de ano essas emergências podem surgir rapidamente através do IPVA e IPTU, é preciso pensar nesses impostos para que não seja pego de surpresa e volte às dívidas novamente (Finanças Femininas).

A terceira opção, em ordem de importância, é poupar pensando à longo prazo, poupar para o futuro. O ideal, segundo Cohen, é sempre poupar, não apenas com o 13º salário, mas, se possível, todos os meses, isso torna a nossa economia mais segura.

Por fim, se for utilizar o dinheiro para fazer compras, não compre à prazo, sempre pague à vista, aproveitando para pedir descontos, assim, comprando mais barato e sem deixar surgir uma nova dívida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *