Você está executando uma empresa social?

A maioria das reuniões de empresas sociais e reuniões de cúpula em nossa experiência envolvem a busca incessante por um acordo sobre uma definição universalmente aceita de empreendimento social. Essa discussão está em andamento na British Columbia há mais de uma década.

As empresas sociais são empresas geradoras de receitas com uma reviravolta. Seja operado por uma organização sem fins lucrativos ou por uma empresa com fins lucrativos jurídico, uma empresa social tem dois objetivos: atingir resultados sociais, culturais, econômicos e / ou ambientais da comunidade; e, para ganhar receita.

Na superfície, muitas empresas sociais parecem, sentem e até operam como empresas tradicionais. Mas, olhando mais profundamente, descobre-se as características que definem a empresa social: a missão está no centro dos negócios, com a geração de renda desempenhando um importante papel de apoio (do The Centre for Community Enterprise).

Um teste para uma instituição sem fins lucrativos ou de caridade que acredita estar operando uma empresa social : o que você está vendendo? Pode ser que você esteja operando com uma mentalidade empreendedora dentro de sua organização, mas se você não está vendendo um bem ou serviço no mercado, você não está administrando um negócio: você pode estar executando um programa social, mas não uma empresa social.

E um teste para uma empresa tradicional que acredita estar operando uma empresa social: em que medida as metas sociais / ambientais orientam sua empresa? Se o lucro é primordial (e particularmente se os proprietários individuais ou os acionistas forem pessoalmente beneficiados), você pode estar se engajando em compras socialmente conscientes ou em responsabilidade social corporativa, em vez de operar uma empresa social.

Outra definição possível: uma empresa de economia social opera como um negócio, produz bens e serviços para o mercado, mas gerencia suas operações e redireciona seus excedentes em busca de metas sociais e ambientais. (da diversificação econômica ocidental).

Um objetivo igualmente nobre de empreendimento social (além de gerar receitas para perseguir uma missão) é o treinamento e / ou emprego de pessoas que são tipicamente excluídas da economia dominante , criando assim capacidade e auto-suficiência para indivíduos, e impactando suas comunidades e diminuindo a dependência da rede de segurança social. Esse elemento sozinho pode denotar um empreendimento social.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *