Empresas brasileiras criam solução para análise de exames com Inteligência Artificial

Boas notícias no campo da medicina. Empresas brasileiras se uniram para desenvolver soluções de análise utilizando a Inteligência Artificial no campo de medicina.Leia mais e entenda.

Duas empresas brasileiras uniram-se para desenvolver soluções de detecção automática para padrões em medicina diagnóstica utilizando a com uso de inteligência artificial (IA). São a PickCells, startup de automação laboral e Neurotech, empresa que oferece soluções em IA para os setores de crédito e seguros. Ambas fazem parte do polo tecnológico de Pernambuco, o Porto Digital.

A ideia é criar padrões de doenças para serem identificadas automaticamente, além de disponibilizar imagens de ressonâncias magnéticas e aparelhos de Raio X na nuvem. Dessa forma, as aplicações desenvolvidas podem atender a hospitais, laboratórios e demais unidades de saúde no país e no mundo.

Para Adrian Arnaud, sócio da Neurotech, já existe uma demanda grande por esses serviços, seja pela quantidade de exames realizados, seja pela falta de estrutura para a conclusão de laudos médicos a partir de imagens.

Como funciona

Atualmente essa análise é feita de forma manual por médicos e radiologistas, que procuram pelos padrões das doenças de forma visual. Paulo Melo, cofundador da PickCells, explica que em parasitologia, por exemplo, a precisão do sistema foi de 94%, enquanto que um profissional renomado consegue acertar 79% dos padrões.

As características das patologias são identificados pela inteligência artificial quase que instantaneamente. Melo explica que a solução fica armazenada na nuvem e o algoritmo é capaz de identificar a imagem e qual patologia está associada. “Laudos que demandam dias para ficarem prontos estarão disponíveis em minutos”, ressalta Paulo Melo.

Com essas informações há um ganho de tempo e redução sensível de custos, principalmente quando os hospitais contratam terceirizados para realizar os laudos dos exames. Melo ressalta que a principal vantagem do sistema é a assertividade e o ganho de produtividade. Algo que representa um avanço para o sistema de saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *