Qual é a diferença entre gestão e liderança?

Ao longo dos anos, tem havido um debate feroz sobre a relação dialética e dicotômica entre os papéis de liderar e administrar. A verdade é que existe um papel importante da liderança na gestão em si e os gestores também podem ser líderes. É importante aprender sobre como ser um bom líder e gerente. No entanto, se estiver descrevendo o que é um líder e o que é um gerente, existem algumas diferenças entre as práticas.

A liderança coloca mais foco no alcance de metas e motivação e empoderamento da equipe , permitindo que os líderes obtenham o melhor de todos para um benefício mútuo. Liderando pelo exemplo, inspiração e capacitação são partes de ser um líder.

A gerência tende a se concentrar mais no trabalho e na economia, em como ele é organizado e nas tarefas específicas envolvidas . Orçamento, planejamento, controle, coordenação e outras atividades tendem a fazer parte da gestão. Por mais diferentes que possam parecer, existe um relacionamento específico entre liderança e administração.

O papel da liderança na gestão é evidente, no entanto, nesta seção, analisaremos as diferenças entre um líder de equipe e o gerente e compararemos e contrastaremos práticas específicas de liderança e gerenciamento.

A liderança em gestão de negócios cria uma visão, os gerentes criam metas : os líderes criam uma imagem de oportunidades em potencial e pavimentam o caminho para alcançá-los em sua equipe, os gerentes tendem a se concentrar em definir, atingir e medir os objetivos definidos.

Os líderes lideram a mudança, os gerentes mantêm o status quo: as citações de liderança versus gerenciamento informam que os líderes não têm medo de mudanças. Inovação e lidar com a mudança são fundamentais para os líderes, enquanto os gerentes tendem a ficar com o que funciona melhor em vez de correr o risco de mudar, o que pode ser complicado.

Os líderes são únicos, os gerentes copiam outros gerentes: os líderes normalmente buscam o que acreditam ser o melhor e isso é subjetivo, enquanto os gerentes tendem a seguir as técnicas de gerenciamento tradicionais e experimentadas.

Os líderes assumem riscos, os gerentes controlam os riscos: a maioria dos líderes está disposta e pronta para assumir riscos e liderar sua equipe enquanto eles estão fazendo isso. Os gerentes tendem a evitar riscos ou minimizá-los, em vez de abraçar as oportunidades em potencial alcançadas pela mudança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *