Quem é Donata Meirelles?

Donata Meirelles é diretora da revista de moda Vogue, mas ficou conhecida pelo trabalho na Daslu. Na luxuosa loja que reúne marcas famosas passou 23 anos. Segundo ela, começou na empresa como cliente, passou a ser vendedora e depois tinha a tarefa de trazer as marcas estrangeiras para o país.

No início do trabalho na butique, Donata conciliava o tempo entre o trabalho e a criação da filha, Heleninha Bordon. “Heleninha foi uma criança super amada. Era o meu neném”, lembra a diretora de estilo da Vogue, cargo que ocupa há mais de seis anos. Ela ocupa o cargo desde que deixou a Daslu, loja que afirma não ter sido sócia, apenas funcionária.

O convite para trabalhar na revista veio de Natália Falcão, atual diretora-geral da Globo Condé Nast. O cargo ainda não existia no Brasil e por isso mostrou-se um desafio para Donata. Ela diz que foi importante “pensar fora da casinha” em uma função que exigia trazer um olhar de leitora para a pauta da revista. “Não sou jornalista”, disse, ressaltando que se saiu bem devido aos muitos anos dedicados ao mercado da moda.

Donata Meirelles afirma que entrou de cabeça na área de eventos da Vogue. Um dos mais expressivos reúne toda uma equipe que viaja pelo país com ações e palestras. Ela dá como exemplo um evento em um shopping de Goiânia com visitação de mais de 70 mil pessoas em um só dia. Na ocasião, muitos lojistas fizeram ações paralelas que renderam um faturamento só menor que o registrado no natal.

Foram mais de 30 anos atuando no mundo da moda, que renderam a Donata uma posição entre as 40 mulheres mais poderosas do Brasil pela lista da Forbes. A revista de negócios e economia listou as brasileiras que administram empreendimentos em diversas áreas que mais se destacam.

Biografia de Donata

Iniciou sua carreira na Daslu em 1990 como vendedora e chegou a ser braço direito da proprietária Eliana Tranchesi. Na butique coordenava mais de 400 funcionários e chegou a viajar 8 vezes por ano para desfiles de moda em todo o planeta;

Casou-se em 2002 com o empresário, fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes. A cerimônia contou com padrinhos e convidados famosos;

Foi casada por 13 anos com Pedro Bordon Neto, atual presidente do Helvetia. Com ele teve uma filha, Heleninha Bordon;

Trabalha na Vogue como diretora desde 2012 e apresenta o programa “Quero Já”, exibido na TV Vogue;

Com a filha, Donata desenvolveu sua própria marca de roupas, a 284. Mãe e filha são muito próximas e adotaram estilos de vida semelhantes;

Donata também está presente em atividades filantrópicas. Recentemente participou de desfiles de arrecadação e ações como o baile da AmfAR (ONG que angaria fundos para pesquisas de cura da Aids), Brazil Foundation (ONG que reúne recursos para ações sociais), entre outras;

Donata Meirelles partilha muito de seu cotidiano nas redes sociais. Em sua conta no Instagram, por exemplo, posta fotos de viagens, eventos, ações sociais, combinações de roupas e etc. No Facebook é menos ativa e posta mais conteúdos informativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *